(11) 3090-9303

Fazendo das empresas um melhor lugar.
Um aplicativo por vez.

Odoo

O Odoo é um software de código aberto criado em 2005 na Bélgica, originalmente chamado OpenERP, que contempla um conjunto abrangente de aplicações de negócios, incluindo: CRM, gestão de compras, gestão de projetos, gestão de WMS, gestão financeira, manufatura, ponto de vendas, recursos humanos e folha de pagamento, gestão de vendas, gestão fiscal e CMS.

É o único software do mercado construído de maneira modular, onde o usuário instala as aplicações relativas às características do seu negócio, permitindo acrescentar novos módulos posteriormente à medida em que novas funcionalidades tornam-se necessárias, rodando como aplicativos totalmente integrados e permitindo inclusão de módulos customizados.

O software está em constante desenvolvimento. Todos os anos a Odoo S.A. lança um novo versionamento geral do Odoo e dezenas de módulos são criados diariamente, para as mais diversas funções por sua comunidade de desenvolvimento (OCA – Odoo Community Association).

Código Aberto
O que isso significa?

O termo software de Código Aberto, ou Open Source em inglês, refere-se a softwares de computador cujos códigos fonte são disponibilizados abertamente e licenciados com uma licença de código aberto, onde o direito autoral sobre a obra permite que qualquer pessoa analise, modifique, implemente e distribua sua composição gratuitamente.

Porque pagar por um
software de código aberto?

O software é gratuito, mas o serviço não. Se você precisa do suporte em suas atividades, precisará comprar um contrato de suporte. Se desejar serviços de manutenção e customização do software, contratará profissionais para o desenvolvimento.
Isso é necessário para que os os desenvolvedores e seus parceiros continuem melhorando a constituição do software, mas não significa que como cliente você é obrigado a contratar tais serviços. Tudo o que é desenvolvido é disponibilizado gratuitamente e você sempre terá a opção de fazer por conta própria.

Por que preferimos código aberto?

Desenvolvimento em comunidade

Comunidades se formam em torno de um propósito em comum, onde as pessoas fomentam diversas ideias e compartilham trabalho. Uma comunidade global pode criar muito além das capacidades de qualquer indivíduo, com múltiplos esforços e trabalho em conjunto.

+

Troca aberta

É possível aprender mais uns com os outros quando a informação é aberta. A troca livre de ideias é crítica para criar um ambiente onde as pessoas estão aptas a aprender e utilizar informações existentes rumo à criação de novas ideias.

Meritocracia

Em uma meritocracia as melhores idéias vencem. Em uma meritocracia todos têm acesso à mesma informação. Trabalhos bem sucedidos determinam quais projetos crescem e recebem apoio da comunidade.

Quais as vantagens de utilizar um software de código aberto?

Controle

Por ter seu código fonte disponível, é possível examinar o software em todos os detalhes para ter certeza de que ele não está executando algo que não deveria, além da possibilidade de modificar determinadas partes à vontade

Segurança

Softwares de código aberto são mais seguros uma vez que abertamente, programadores podem verificar e corrigir erros ou omissões perdidas pelos desenvolvedores originais do software.

E

Estabilidade

Por conta do código aberto, usuários de projetos importantes, desenvolvidos para finalidades críticas, tem a tranquilidade de que sua ferramenta não desaparecerá caso os criadores originais do software deixem de trabalhar nele.