Fluxo de Subcontratações
        
                                
                                
                            Fluxo de Subcontratações 
No contexto dos sistemas ERP, como o Odoo, a subcontratação é um processo vital para empresas que dependem de terceiros para completar certas fases de sua produção ou fornecimento de serviços. A subcontratação permite que uma empresa atribua parte de seu processo de fabricação ou serviços a um parceiro externo, muitas vezes para aproveitar especializações específicas, reduzir custos ou otimizar a eficiência operacional.
No início do tutorial serão demonstrados algumas configurações necessárias e por fim será mostrado o fluxo padrão de subcontratacões no módulo MRP.
Passo 1 - Habilitar Funcionalidade de Subcontratações
- Acesso ao Módulo MRP:
- Navegue até o módulo de MRP (Planejamento de Recursos de Manufatura).
 - Clique no menu "Configuração".
 
 - Habilitação da Subcontratação:
- Selecione "Definições" dentro do menu de configuração.
 - Na seção de definições do MRP, encontre e marque a opção "Subcontratações".
 
 
- Esta ação habilita o sistema para gerenciar operações de subcontratação.
 
Passo 2 - Configurando Rotas de Produtos e seus Componentes
- Para o fluxo de subcontratações, é necessário que tanto o Produto Subcontratado quanto os componentes de sua lista de materiais para fabricação estejam com suas rotas configuradas devidamente, para garantir que o processo de subcontratação seja feito de maneira correta.
 - Para mais informações de como configurar os componentes do produto Subcontratado e suas rotas, consulte o guia: Documentação - Configuração Componentes de um Produto Subcontratado
 - Para mais informações de como configurar a rota do produto Subcontratado, consulte: Documentação - Configuração do Produto Subcontratado
 
Passo 3 - Configurando Subcontratações
- Pré-Requisitos:
- Certifique-se de que os subcontratantes já estejam cadastrados no sistema. Isso é crucial para associá-los às operações de subcontratação.
 - Para cadastrar um contato, consulte o guia: Documentação - Cadastro de Contatos
 
 - Criando Lista de Materiais (BOM):
- Vá para o módulo "Fabricação" e clique em "Produtos".
 
 - Aqui, você precisa criar uma nova lista de materiais. Para orientações detalhadas sobre como fazer isso, consulte: Documentação - Criação de Listas de Materiais
 - Lembre-se que o produto subcontratado deve ter a lista de materiais criada atrelada à ele.
 
- Definindo a Lista de Materiais para Subcontratação:
- Ao preencher os campos da lista de materiais, selecione "Subcontratação" como o tipo da lista.
 - Com essa seleção, um campo adicional chamado "Subcontratantes" aparecerá.
 - Atribua neste campo o contato do subcontratante desejado.
 
 - Salvando as Configurações:
- Após preencher todos os campos necessários e selecionar o subcontratante, clique em "Salvar" para concluir a configuração.
 
 
Tutorial: Fluxo de Ordens de Produção por Subcontratação no Odoo
Introdução
- Objetivo: Compreender o processo de fabricação por subcontratação no Odoo, que difere do fluxo padrão do módulo MRP, pois a fabricação é realizada por um terceiro.
 - Processo Especializado: Este método requer a criação de um processo de compra específico para a subcontratação.
 
Passos para Criar um Processo de Compra para Subcontratação
- Acesso ao Módulo de Compras:
- Entre no módulo de Compras do Odoo.
 - Crie uma nova cotação.
- Para detalhes adicionais sobre o processo de compras, consulte a documentação apropriada.
 
 
 
- Preenchimento da Solicitação de Cotação:
- Seleção do Fornecedor: Aloque a empresa subcontratada no campo "Fornecedor".
 - Adição do Produto Subcontratado:
- Acesse a aba "Produtos".
 - Utilize "Adicionar produto" para atribuir o produto que foi subcontratado e já cadastrado anteriormente.
 
 - Confirmação do Pedido: Após adicionar as informações necessárias, clique em "Confirmar" para criar o pedido de compra.
 
 
- Gestão da Ordem de Reabastecimento e Recebimento:
- Observe que o sistema criará automaticamente:
- Uma ordem de recebimento do produto fabricado.
 - Uma ordem de reabastecimento, indicando os componentes que serão enviados à subcontratante.
 
 - Clique na ordem de reabastecimento para verificar os componentes alocados.
 
 - Observe que o sistema criará automaticamente:
 
- Selecione a opção "Receber Produtos".
 
- Selecione a opção "Receber Produtos".
 
- Validação e Alocação de Quantidades:
- Clique em "Validar" para confirmar as quantidades reservadas.
 - Aguarde a janela de confirmação e clique em "Aplicar".
 
 
- Criação da Fatura:
- Para a criação da fatura, retorne ao pedido de compra criado para o processo de subcontratação, acessando-o através do módulo de "Compras".
 
 
- Use a opção "Criar conta" para criar uma fatura provisória da compra.
 
- Use a opção "Criar conta" para criar uma fatura provisória da compra.
 
- Aguarde a disposição da janela com os detalhes da fatura provisória (de rascunho), verifique as informações relacionadas à operação, número da série e documento e a data da fatura. Após isto, selecione a opção "Confirmar".
 
- Após este processo, a fatura da subcontratação contratada pode ser visualizada.